2008: Ano Internacional do Planeta Terra

2008 parece que vai ser um ano bom no que diz respeito a debates ambientais. Além de ser o Ano Internacional dos Recifes de Corais, decretado pela Iniciativa Internacional de Conservação dos Recifes de Corais (ICRI), é também o Ano Internacional do Planeta Terra.

 

A UNESCO, através do Programa de Escolas Associadas (PEA), define, na Assembléia Geral da ONU, o tema a ser abordado em projetos a serem desenvolvidos pelos alunos das escolas associadas a cada ano. 2007 foi o Ano Heliofísico Internacional, que estimulou o estudo do sistema solar e dos planetas relacionados. Falou-se sobre aquecimento global, fontes de energia alternativa, tempo, clima, poluição e tantas outras coisas. A partir do tema básico, os alunos descobrem uma infinidade de temas relacionados, e podem até trocar idéias com alunos de outras escolas associadas.

 

O objetivo do PEA UNESCO é estimular a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade, a cidadania, a responsabilidade social e, acima de tudo, a paz.

 

Em 2008, com o “Ano Internacional do Planeta Terra: Ciências da Terra para a Sociedade”, a UNESCO deseja estimular crianças e adolescentes a falarem sobre o grande potencial das Ciências da Terra na construção de uma sociedade mais segura, saudável, solidária e sustentada. Através dos projetos resultantes, o objetivo é encorajar a sociedade a utilizar esse potencial de maneira mais eficiente em seu próprio benefício. Os dez temas abrangentes, multidisciplinares e relevantes do ponto de vista social propostos pelos cientistas são:

 

1. água subterrânea (prevenção para um mundo cada vez mais sequioso);

2. desastres naturais (mitigação e prevenção);

3. Terra e saúde (geomedicina);

4. clima (efeitos naturais e influência humana);

5. recursos naturais e energia;

6. megacidades;

7. núcleo e crosta terrestres;

8. oceanos;

9. solos;

10. Terra e vida (as origens da vida e do homem para a compreensão do futuro).

 

O Programa Científico deverá, ainda, ser baseado em geociências, ter âmbito global, apresentar uma abordagem holística e multidisciplinar, ter forte impacto humano, ter potencial para atingir os países em desenvolvimento, ser amplamente divulgado e impulsionar o desenvolvimento das geociências como um todo.

 

Se você tiver filhos, sobrinhos, netos, afilhados ou amigos que estudem em uma escola filiada ao PEA UNESCO e quiser trazer para o Faça a sua parte os frutos desse trabalho, entre em contato conosco. Se você for professor de uma escola filiada ou se a sua escola tiver um bom programa de educação ambiental, venha divulgar aqui os trabalhos de seus alunos. Valem trabalhos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Podem ser textos, desenhos, fotos, o que a imaginação e o empenho das crianças e adolescentes mandarem!

 

Aqui você encontra uma lista das escolas associadas ao programa no Brasil.

One Reply to “2008: Ano Internacional do Planeta Terra”

  1. Olá, meu nome é Ana Xavier, sou professora e atualmente assumo a gestão de uma escola pública no interior de Pernambuco.
    Nossa escola tem diversos projetos sobre Educação Ambiental, em nossa área temos um belo jardim, um pomar e uma horta.
    Em 2007, elaboramos um Projeto cujo nome é ESCOLAS IRMÃS PROTETORAS DO MEIO AMBIENTE, com este projeto fomos convidados a participar de uma semana do meio ambiente na Alemanha onde apresentamos o projeto e participamos do plantio de um bosque na cidade de Westerholt. Em 2008 o mesmo trabalho acontecerá aqui no Brasil, quando professores, gestores e autoridades alemães virão participar da semana do meio ambiente e do plantio do bosque em nossa cidade.
    Gostaríamos de participar do PEA UNESCO.
    Como poderemos ?
    Por favor escrvem-me!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *