Você faz xixi ao chuveiro?

xixinobanho

O SOS Mata Atlântica faz esta campanha para conscientizar as pessoas da necessidade de evitar o desperdício de água. Só na região sudeste, o desperdício chega 360 litros de água por dia. E é no banheiro que se verifica o maior índice: 80% de água vai embora pela pia , pelo chuveiro e principalmente pelo vaso sanitário.

Se a cada banho você fizer xixi no chuveiro, serão cerca de 12 litros economizados da descarga do vaso sanitário. Em uma casa com 3 pessoas a economia é de 36 litros diários, se apenas um banho for utilizado.

Para aderir e divulgar a campanha, responda sinceramente a pergunta: você faz xixi no banho?, no site da campanha, bem aqui: http://www.xixinobanho.org.br/.

17 Replies to “Você faz xixi ao chuveiro?”

  1. Li o post do Cauá, e, discordo de um ponto: a gente dá mais atenção ao lado negativo da questão ao que realmente importa. O objetivo era chamar atenção para o problema da água e não para o xixi em si. Li em um blog que “um planeta que precisa de uma campanha deste tipo tem mesmo de acabar”. Não creio que o problema seja o xixi em si, mas o desperdício de água. Acredito que esta é a mensagem que deve ser pensada.
    Sérgio, é só na hora do banho…
    bjs

  2. Então, mas o q eu acho é q, ao colocar o “xixi no banho” no foco, a real questão do desperdício de água foi simplorizada (não simplificada!). Embora muitos entendam que as 2 questões estejam ligadas, para efeitos de campanha, acho que ficou fraco, pois o objetivo final (conscientizar sobre o desperdício de água) não foi alcançado.

  3. Achei sensacional. Buscar soluções de fácil execução é a única/melhor maneira de se atingir o equilíbrio sustentável a curto prazo. A mudança de hábitos é difícil, complicada e nem sempre exequível. O conscientizar de ações simples como esta, ou como desplugar aparelhos que não estão sendo usados (chegam a 15% do valor da conta de eletricidade em casas com mais de 3 cômodos), é, na minha opinião, muito mais válida do que consta em metade das listas de “dicas sustentáveis”. Eco-neguinho não entende que não basta pregar, tem que comunicar.

  4. Minha esposa conta que foi morar numa pensão em Curitiba.
    Ela se chocou quando a dona perguntou se ela fazia xixi no banho. era proibido pois ficava um odor a urina no ralo e a dona teria que usar mais desinfetante e água para limpar o box.
    Urinar no box para economizar uma descarga? Quiça seja o contrário, maior tempo de banho e higiene para diluir a urina, maior consumo de água e desinfetantes na limpeza do box.Pode ser trocar 6 por 7.

  5. Pensando sobre o assunto, prós e contras, achei um elemento que não sei se aparece na campanha original: economia de papel higienico.

  6. Fui até o link http://www.xixinobanho.org.br/
    Chê! Que site mais cheio de firula e demorado. Será que eles não se dão conta que o demorar em abrir os links, de estar tão cheio de desenhos, provocou (desenvolvimento) e provoca um tempo maior de conexão?
    PAra divulgar economia de água se gasta muita eletricidade.
    A simplicidade deveria ser exaltada.

  7. Que coisa mais absurda! Fazer xixi durante o banho faz com que o box tenha que ser lavado mais vezes, é óbvio. Quem começou essa campanha nunca teve que cuidar de uma casa, né não?

  8. Você deixaria seu filho tomar banho na privada ?
    Fazer xixi no banho é prático, uma primeira analise até faz sentido, mas como já disseram, gasta mais água e ENERGIA (você não vai lembrar de desligar o chuveiro pra fazer xixi).
    Fazendo xixi no box vai ter que lavar o banheiro mais vezes, lá vai mais agua pro ralo, justificativa pobre do SOS Mata Atlântica, tá parecendo artista/cantor que diz que deve se usar somente um picote do papel higienico.

  9. Eu creio que é uma campanha pouco objetiva.
    Como farei depois para lavar o piso do chuveiro, o esgotamento mal cheiroso e as inconveniências sanitárias?
    Se todo o esgoto sanitário dos banheiros é dividido em duas partes, uma para águas de lavatórios e banho e outra para o vaso sanitário, qual a utilidade de se fazer xixi no chuveiro?
    Seria o mesmo dizer que se juntasse o lixo orgânico com os demais para economizar embalagem.
    Luiz Ramos

  10. Eu creio que é uma campanha pouco objetiva.
    Como farei depois para lavar o piso do chuveiro, o esgotamento mal cheiroso e as inconveniências sanitárias?
    Se todo o esgoto sanitário dos banheiros é dividido em duas partes, uma para águas de lavatórios e banho e outra para o vaso sanitário, qual a utilidade de se fazer xixi no chuveiro?
    Seria o mesmo dizer que se juntasse o lixo orgânico com os demais para economizar embalagem.
    Luiz Ramos

  11. Gente, mas o xixi é só na hora do banho. Para economizar pelo menos uma descarga por dia (a média é de um banho por dia, certo?), 12 litros já são muita coisa!! Não é para fazer sempre no chuveiro e ligá-lo toda vez por isso, se não gastaria mais água ao invéz de economizar. É só uma vezinha por dia!! Já tá com o chuveiro ligado tomando banho, aproveite e esvazie a bixiga, a água corrente leva tudo embora! Quem nunquinha fez isso??? Fala sério, nunca fedeu!! Caso tome mais banhos por dia, faça mais vezes. Mas não liguem o chuveiro só para isso, já seria ignorância.

  12. Sempre fiz xixi no chuveiro e nunca tive problemas com mal cheiro e quaisquer outras complicações; mal cheiro vai ficar se você tiver uma péssima pontaria e errar o ralo, acertando na parede ou nos cantos; e outra, se sua urina for amarela, concentrada, o que por si já é um indicador que vc não toma água suficiente e seu organismo está com desequilíbrio hídrico, passando a gerar uma série de dissabores, sendo um dos mais comuns a dor de cabeça. Agora, se sua urina é transparente e clara, não vai nem ter cheiro, e é só caprichar na pontaria e deixar a neura do excesso de limpeza de lado…

  13. Na verdade é xixi no banho, portanto só quando esta no banho, porque para fazer xixi no chuveiro tem que ter muita força, pois fica muito alto(rs). Mas falando sério a redução do consumo de agua pode ser insignificante mas é sempre válida. Se cada um fizesse sua parte, inclusive os politicos, esse mundo era outro. De que adianta fazer o xixi no banho se o sarnei faz cocô no senado federal.

  14. eu faço muito mais que urinar só na hora do banho
    como trabalho em uma penitenciaria só de homens… nunca utilizo o banheiro
    uso sempre as arvores da area rural
    outra coisa… se a urina é 95% agua e a ureia é facilente diluida na agua… vc não precisa usar sabão pra lavar as mãos depois de urinar, apenas uma passada de agua ja basta pra limpar
    não precisa ficar 5 minutos lavando e enchaguando a mãos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *