Web verde 2

País importa R$ 1 bilhão ao ano de sucata de PET – Um sistema de coleta seletiva deficiente resulta em oferta de embalagens PET menor do que a demanda.
A ilusão da reciclagem – Vejam a situação do sistema de coleta seletiva. Quando as autoridades vão se mexer e fazer uma coleta seletiva de verdade? Ajudaria a resolver a questão de importação de sucata de PET.
A sobrevivência humana ameaçada – No subtítulo “Ecossistemas em colapso”, Washington Luiz Rodrigues Novaes diz que “já estamos consumindo mais de 25% além da capacidade de reposição da biosfera planetária”, e compara: “Na verdade estamos nos comportando como uma família que consome mais do que seu orçamento permite – ela não tem essa disponibilidade e caminha para situações muito graves.” E eu me pergunto: precisamos crescer sempre, sem parar? Ou precisamos criar uma cultura em que seja aceitável e desejável lutar para chegar num determinado patamar que ofereça conforto, para depois nos mantermos estáveis nessa posição? Tudo o que fazemos consome recursos naturais, e explorá-los à exaustão é cavar a cova da humanidade. Há muito mais no artigo, explorem e descubram dados interessantes – e alarmantes.
Reflexões sobre a experiência de quase-morte – Vitor Leal foi, no dia 7 de maio, atropelado por um ônibus enquanto pedalava a caminho do trabalho. E ele desabafa: “Para resumir, o sistema, como é, não funciona. As pessoas não cobram a mudança e, muitas vezes, nem mesmo percebem que ele precisa mudar. Nessas horas eu me sinto sobrecarregado, assim como deve se sentir você, leitor que faz o possível por uma realidade melhor. Cada pessoa que deixa de fazer sua parte, obriga quem faz a trabalhar dobrado.” A Thais Saito também falou isso em um post sobre sacos plásticos: quem faz, tem que fazer por si e por quem não faz.
Calcule as emissões do carro novo – Dica da D. Joaninha, com direito a crítica a esse sistema de transporte focado em carros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *