Os homens desmatam… e os animais reflorestam.

O dia 5 de junho foi estabelecido pela ONU (Resolução 2994(XXVII), 15 de dezembro de 1972), como dia do Meio Ambiente, para marcar a abertura da 1a. Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.

Neste dia do Meio Ambiente, é importante voltar a atenção para os problemas ambientais e para a necessidade urgente de ações. Chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a cuidar do Meio Ambiente, de modo a permitir a vida sustentável no planeta.

Cada um de nós, Estado e Cidadão, precisa fazer, de fato, a sua parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, aprendendo a consumir menos os recursos naturais do que precisamos economizar.

Alguém já declarou que não podemos salvar a natureza. Enquanto os homens continuam omissos em sua responsabilidade, a própria natureza se encarrega de minimizar os efeitos da destruição humana.

Várias espécies de animais, conhecidas como animais-jardineiros, espalham sementes[bb] e frutos e ajudam a plantar novas mudas, promovendo o reflorestamento de áreas degradadas pelo homem. A natureza se defende para minimizar os efeitos da destruição e preservar o que restou da Mata Atlântica.

Os animais fazem a sua parte:

  • O Mico-leão-dourado come mais de 60 espécies de plantas, e, ao digeri-las, espalha sementes no ambiente e ajuda a conservação da biodiversidade.
  • Os Morcegos se alimentam de frutos e também espalham sementes de várias espécies vegetais ao defecar durante o vôo e ainda promovem a polinização das flores.
  • A cuíca, também conhecida como rato-cachorro promove a degradação da matéria orgânica e a fertilização da terra.
  • As preguiças, os gafanhotos e algumas formigas são excelentes podadores de árvores e plantas, que, podadas, tornam-se mais fortes.
  • Os esquilos e as cotias enterram o caroço dos frutos, que brotam novas árvores, e ajudam a cultivar a Mata Atlântica.
  • Algumas aves, como o beija-flor, o tangará, a rendeirao, o periquitinho-surdo e o cabeça-encarnada, também espalham sementes pelas fezes durante vôos de longa distância, e recuperarm áreas verdes.

Enquanto isto, os seres humanos:

?Então, o que fazer? Reflita e aceite o desafio de mudar suas práticas cotidianas em prol de uma vida mais sustentável neste planeta. Faça a sua parte.
Imagem: daqui

2 Replies to “Os homens desmatam… e os animais reflorestam.”

  1. Serviços – Confiança e credibilidade.
    A Megatec Painéis Elétricos presta seus serviços garantindo agilidade, pontualidade, flexibilidade em negociações, qualidade e segurança na utilização de técnicas e padrões normativos..

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *