Natal deliciosamente sustentável

Este ano, Clarisse, que tem iluminado minha vida durante todos estes anos, perguntou por que nossa casa não tem luzinhas de Natal. Então, para adoçar o coração de minha Princesinha, faremos um Natal com luzes e com enfeites comestíveis e, é claro, com materiais recicláveis.

Ainda não decidimos se a árvore será natural, como um pinheirinho, ou um galho com folhas secas, ou uma árvore artificial, que seja reaproveitada nos próximos anos. De qualquer forma, será uma árvore sustentável, sem os enfeites tradicionais comprados nas lojas de decoração natalina:

Nossa árvore será deliciosamente decorada com todo tipo de guloseimas. Chocolates e bombons, biscoitinhos e bolinhos, balas e pirulitos, em saquinhos decorados, ou mesmo soltos, estarão pendurados na árvore, na noite de Natal. Até lá, laços de fita, enfeites de material reciclável e cartões feitos pela Princesinha enfeitarão a árvore.

Para enfeitar a porta, representando paz, prosperidade e recomeço, penduraremos uma guirlanda de rolo de papel, que já está sendo preparada. Ela enfeitará a porta pelo lado de fora durante todo o mês de dezembro.  Neste link, está o passo a passo para fazer  a guirlanda de rolo de papel. Bonita e sustentável.

Pelo lado de dentro, pendurada junto à mesa, poucos minutos antes da ceia, colocaremos uma outra guirlanda de jujubas! A Princesinha vai adorar destruir a guirlanda e sentar ao pé da árvore para colher as gostosuras! E eu também, né? :)

Como fazer uma saborosa guirlanda de jujubas

Vamos precisar de:

  • 500 g de jujubas
  • 30 cm de um rolo de espuma, desses de piscina
  • Um pedaço de arame floral
  • fita adesiva transparente larga
  • 1 pacote de palitos de dente
  • 1 metro de fita colorida

Faça assim:
1. Corte o rolo de espuma e enrole um pedaço de fita adesiva para unir as pontas formando um coroa. Envolva a fita várias vezes para que fique bem resistente e suporte o peso da guirlanda.

2. Enrole um pedaço de arame floral ao redor da fita adesiva e forme um gancho para pendurar a guirlanda.

3. Espete a metade de um palito de dente na extremidade de cada jujuba e enfie a ponta quebrada no rolo, formando fileiras multicoloridas, com cores aleatórias ou uma sequência a gosto.

4. Amarre a fita colorida sobre o arame do gancho e dê um laço bem bacana.

Natal o ano inteiro

Desejamos que este espírito de generosidade e compreensão esteja no coração e nas ações cotidianas das pessoas, não apenas na noite de Natal, mas em todos os dias do ano inteiro.

2 Replies to “Natal deliciosamente sustentável”

  1. Pingback: feedhits
  2. Pingback: denise rangel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *